Conheça os cabos de aço mais recomendados para a pesca artesanal ou industrial; os objetivos dos revestimentos e suas vantagens
Qual o tipo de cabo de aço mais indicado para pesca?
Os cabos de aço para pesca, geralmente, são galvanizados na construção 6x19, com diâmetro de 7/16 pol., ½ pol., 9/16 pol., 5/8 pol. ou ainda, conforme as necessidades dos projetos.
Revestimentos nos cabos de aço para pesca?
Para ampliar a durabilidade dos cabos de aço para pesca, são realizados tratamentos de galvanização e lubrificação interna, além de revestimentos externos como graxas ou lubrificantes de alta qualidade e desempenho. O objetivo é proteger o cabo contra corrosão ou desgastes, provocados pelo contato direto com a água e com o próprio ambiente marinho, em geral, extremamente agressivo.
Por que utilizar o cabo de aço para pesca?
A evolução da pesca artesanal e a industrial exigiu a utilização de acessórios mais resistentes e que pudessem aguentar grandes esforços. Por isso, as tradicionais cordas foram sendo substituídas pelos cabos de aço, que suportam maiores cargas de trabalho e oferecem mais resistência.
No início, os cabos de aço não estavam preparados para as intempéries do ambiente marinho. Porém, aos poucos, os fabricantes foram adaptando melhor seus produtos e tornando-os mais propícios para a pesca.
Atualmente, alguns cabos de aço para pesca, como os que são fabricados pela JCL, oferecem alta durabilidade e são construídos especialmente para o segmento. Existem, por exemplo, cabos com tratamento específico de galvanização e com lubrificação interna na alma, além de revestimentos externos, o que varia de acordo com o tipo de pesca.