História - JCL Cabos de Aço

História

Nossa Trajetória

A paixão pela engenharia das máquinas e dos produtos sempre foi o pano de fundo na vida do Sr. Manuel Tabelião, assim como os cabos de aço. Em 1954, aos 16 anos, ainda morando em Portugal, foi contratado para trabalhar numa indústria de arame, a matéria-prima dos cabos de aço. Anos mais tarde, foi responsável pela instalação de duas indústrias do mesmo ramo no Continente Africano.

Em 1980, desembarcou no Brasil com a família, desta vez, contratado por uma indústria de cabos de aço. Em 1989, em Mogi das Cruzes (SP), deu início a um de seus sonhos mais ousados: a criação de sua própria indústria, uma metalúrgica, focada nos projetos e na fabricação de equipamentos especiais. Instalada num barracão, em uma área improvisada, dentro de uma chácara, ela se tornaria um embrião da atual JCL.
Em 1991, além dos equipamentos, a empresa passou a produzir e comercializar cabos de aço. Mudou de endereço na cidade, ganhou mais credibilidade, até estar forte o suficiente para se tornar realmente uma indústria, com forte atuação no mercado brasileiro de cabo de aço. Em 2009, mudou-se para uma sede própria, espaço essencial para comportar seus maquinários e seu estoque, e focou sua atuação exclusivamente na produção de cabos de aço padronizados ou adaptados às mais diferentes necessidades dos seus clientes.

Aos 81 anos, Sr. Manuel continua à frente dos negócios da família, ao lado da filha Cristina, economista, e do filho João, engenheiro mecânico. Os três estão presentes no dia a dia e comandam juntos a empresa, focados no projeto, na produção, na comercialização e na distribuição de cabos de aço, cordoalhas e acessórios, para diferentes segmentos do mercado e em diversas regiões do País.